TIC-Tecnologias de Informação e Comunicação

Domínio de Referência: Sociedade, Tecnologia e Ciência no contexto privado (1)
Tema: Comunicações Rádio (CR)
Os telemóveis

Sociedade
Tipo I – Identificar diferentes usos sociais das funcionalidades dos telemóveis, por exemplo, consoante as idades dos indivíduos (jogos versus agendas).
Tipo II – Compreender o uso dos telemóveis como objectos simbólicos de status social.
Tipo III – Explorar evoluções futuras no uso dos telemóveis (por exemplo, biologização dos equipamentos) e discutir as suas consequências, positivas e negativas, nas relações e práticas sociais.
Tecnologia
Tipo I – Identificar os componentes principais de um telemóvel: antena, ecrã de cristais líquidos, teclado, microfone, bateria, etc.
Tipo II – Compreender o telemóvel como um equipamento celular, discutindo a relação entre a potência utilizada e o princípio de funcionamento.
Tipo III – Explorar as novas tecnologias de funcionamento do telemóvel, distinguindo as potencialidades e limitações das redes: GSM, GPRS, 3G.
Ciência
Tipo I – Identificar com precisão a presença de ondas electromagnéticas em fenómenos naturais e em aplicações tecnológicas (a luz que chega do sol, ou as ondas de rádio e televisão que chegam aos receptores, por exemplo).
Tipo II – Compreender as características gerais das ondas electromagnéticas: velocidade de propagação da onda, frequência, período e comprimento de onda.
Tipo III – Explorar as relações fundamentais entre as características gerais das ondas electromagnéticas: frequência, velocidade de propagação e comprimento de onda; campo E, campo B e direcção de propagação; amplitude e intensidade da onda (por exemplo, o comprimento de onda de uma onda electromagnética é tanto maior quanto menor for a frequência; a intensidade da onda é proporcional ao quadrado da amplitude; a direcção do campo E, do campo B e de propagação são perpendiculares entre si; etc.).


Domínio de Referência: Sociedade, Tecnologia e Ciência no contexto profissional (2)
Tema: Micro e Macroelectrónica (MM)
O computador

Sociedade
Tipo I – Identificar diferentes práticas sociais relativamente ao computador em contextos profissionais (por exemplo, maior ou menor intensidade de uso consoante as profissões).
Tipo II – Relacionar os usos dos computadores com os perfis de literacia e os perfis sociais da população portuguesa (por exemplo: compreender as diferenças de utilização entre pessoas mais qualificadas e menos qualificadas ou por idades).
Tipo III – Explorar mecanismos formais e informais de aquisição de competências em TIC como forma de inserção ou reconversão profissional (por exemplo, auto-formação, apoio de familiares e colegas de trabalho, acções de formação profissional em TIC, cursos pós-laborais, ensino recorrente para adultos).
Tecnologia
Tipo I – Identificar várias aplicações informáticas e diferentes sistemas operativos (por exemplo, nos sistemas operativos, Windows 2000, Windows XP, Linux e nas aplicações informáticas, o Office, o Photoshop, o Winzip, etc.).
Tipo II – Compreender as vantagens e desvantagens de vários programas e sistemas operativos para a realização de determinadas funções (por exemplo, utilizar o Word para processamento de texto e não o Notepad, reconhecer o Photoshop como ideal para tratamento de imagem e fotografia, nomear o Adobe Acrobat como o formato de criação de documentos com elevada portabilidade, etc.).
Tipo III – Relacionar a produtividade informática com a evolução tecnológica das aplicações e a crescente capacidade de cálculo, memória e armazenamento em disco (por exemplo, a gravação vídeo com qualidade, a manipulação de som digital, etc.).
Ciência
Tipo I – Identificar com precisão características diferentes nos monitores dos computadores (por exemplo, dimensão, peso, brilho, contraste, definição, ângulo de visão, consumo, etc.), assim como o sistema de representação binário.
Tipo II – Compreender o princípio de funcionamento de um monitor CRT (tubo de raios catódicos) e de um TFT-LCD (ecrã plano cristais líquidos com transístores de filme fino) (por exemplo, que o CRT é um ecrã de emissão e o TFT-LCD de transmissão, etc.) e a aritmética binária.
Tipo III – Relacionar o modo de funcionamento de um CRT com fenómenos de emissão termo- -iónica, aceleração e focagem de feixe de electrões por campos eléctricos e magnéticos, fluorescência estimulada por feixe de electrões, e o modo de funcionamento de um TFT-LCD com fenómenos de polarização de luz, alteração da polarização de luz por cristais líquidos em campos eléctricos, fabricação de matrizes de transístores de filme fino que controlam a carga e descarga de cada pixel, etc, e ser capaz de codificar num sistema binário operações lógico-aritméticas.

Domínio de Referência: Saberes, Poderes e Instituições na Sociedade,
Tecnologia e Ciência (3)
Tema: Media e Informação (MI)
Os mass media

Sociedade
Tipo I – Identificar os principais meios de comunicação de massas nas sociedades contemporâneas.
Tipo II – Compreender como os mass media combinam, geralmente, uma cultura jornalística de objectivação e isenção com estratégias de cariz empresarial e/ou político.
Tipo III – Explorar oportunidades de (e desigualdades na) participação proporcionada pelos mass media, equacionando o seu papel na construção da opinião pública e da sociedade democrática.
Tecnologia
Tipo I – Identificar o papel do satélite nas comunicações como receptor e emissor de mensagens entre locais fora de linha de vista.
Tipo II – Compreender a capacidade dos satélites na disseminação pelos mass media de informação em grande escala, nomeando algumas das principais constelações em órbita.
Tipo III – Explorar o significado da linguagem técnica associada aos satélites de comunicação
(por exemplo, órbita geostacionária, declinação, polarização vertical, horizontal ou circular, transponder, LNB – conversor de frequências, footprint, etc.).
Ciência
Tipo I – Identificar o papel do prime-time como um momento específico de divulgação de produtos publicitários nos media, tendo em conta os diferentes públicos-alvo.
Tipo II – Compreender os factores que optimizam a produção de uma campanha publicitária através dos media, tendo em conta, por exemplo, os princípios da análise SWOT (pontos fracos, pontos fortes, oportunidades e ameaças).
Tipo III – Explorar modos de constrangimento e regulação da promoção publicitária de determinados produtos pelos media, em função de determinados problemas sociais ou de saúde ou públicos-alvo (ex: tabagismo, obesidade, medicamentos, público infantil, mulheres, entre outros).

Domínio de Referência: Estabilidade e Mudança: da Sociedade ao Universo (4)
Tema: Redes e Tecnologias (RT)
A internet

Sociedade
Tipo I – Identificar diferenças da internet relativamente a instrumentos anteriores de comunicação, em particular, os meios de comunicação de massas.
Tipo II – Relacionar a informação da Internet com estratégias diferenciadas de diversas entidades e actores que a produzem.
Tipo III – Explorar o efeito da Internet nas configurações sociais enquanto processo específico de apropriação das tecnologias pelas populações (por exemplo, articulação entre redes tecnológicas e redes sociais).
Tecnologia
Tipo I – Identificar a crescente oferta de redes para a utilização da Internet com ou sem fios (por exemplo, ISP tradicional, cabo, ADSL, WiFI, etc.).
Tipo II – Compreender as tecnologias de funcionamento de uma rede para Internet
(protocolos, velocidades, etc.).
Tipo III – Explorar a instalação de uma rede WiFi num computador portátil e sua configuração de acesso seguro (através dos modos WPA e WEP ou da atribuição de números de MAC das máquinas permitidas, por exemplo).
Ciência
Tipo I – Identificar o bit (contracção das palavras “dígitos binários”), o byte, o sistema binário.
Tipo II – Compreender a conversão do sistema binário para o sistema decimal (por exemplo, explicitando o significado de se usar uma ligação à rede a 512K, 1M, 2M, etc.).
Tipo III – Explorar a manipulação, transmissão e armazenamento de informação em código binário (por exemplo, utilizando o código ASCII para explicitar um nome, ou operando uma adição em lógica de Boole).