SF-Saberes Fundamentais

Domínio de Referência: Sociedade, Tecnologia e Ciência no contexto privado (1)
Tema: O Elemento (E)
O indivíduo e o DNA

Sociedade
Tipo I – Identificar a diversidade de características individuais dos elementos que compõem uma sociedade, a partir de variáveis como o sexo, a idade, a etnia ou a escolaridade.
Tipo II – Aplicar a contextos de diversidade sociocultural (por exemplo, constituídos por pessoas de diferentes etnias) princípios de igualdade e tolerância entre os indivíduos com diferentes características sociais, compreendendo o conceito de acção social.
Tipo III – Explorar modos de integração no colectivo de indivíduos em situações de exclusão social ou alvo de discriminação por serem portadores de características específicas (ex: idosos, indivíduos portadores de deficiência, ex-reclusos, toxicodependentes, etc.).
Tecnologia
Tipo I – Identificar contextos de utilização de análises de DNA (por exemplo, em criminologia, análises de paternidade ou em doenças hereditárias).
Tipo II – Compreender a análise de DNA em termos de sequência de constituintes básicos, como processo de identificação única de seres humanos, realizada a partir de diferentes suportes (cabelo, sangue, saliva, etc.).
Tipo III – Explorar as potencialidades do conhecimento da sequenciação genética na determinação de paternidades, doenças hereditárias, etc.
Ciência
Tipo I – Identificar o DNA como a chave do património genético dos seres vivos em geral, relacionando a variedade biológica com aspectos da teoria combinatória.
Tipo II – Relacionar os constituintes e a estrutura da molécula de DNA com a transferência da informação genética e manutenção das características hereditárias (por exemplo, papel das 4 bases azotadas como “letras” do código a ser transcrito e traduzido); compreender que com quatro bases se obtém um sistema de codificação e representação muito rico.
Tipo III – Explorar o papel das mutações genéticas na geração de diferenças e na evolução e adaptação do homem e utilizar a Teoria das Probabilidades para estabelecer a probabilidade de um descendente possuir uma determinada característica.

Domínio de Referência: Sociedade, Tecnologia e Ciência no contexto profissional (2)
Tema: Processos e Métodos Científicos (PMC)
Teoria e experiência

Sociedade
Tipo I – Identificar técnicas ou procedimentos de recolha de informação em ciências sociais
(por exemplo, inquéritos por questionário, entrevistas individuais e de grupo, observação directa e/ou participante, etc.).
Tipo II – Compreender a opção por uma determinada técnica ou processo de recolha de informação em função de objectivos e de um quadro teórico pré-definido.
Tipo III – Explorar modos de actuação em contextos profissionais vários com base em procedimentos científicos como forma de melhorar a eficácia e a eficiência das organizações (por exemplo, enquadrar actuações fundamentadas em modelos previamente testados).
Tecnologia
Tipo I – Identificar o papel da experiência na utilização de equipamentos técnicos, e a vantagem de haver uma maior compreensão dos processos em jogo para se conseguir procedimentos mais eficientes.
Tipo II – Interpretar resultados de experiências controladas na utilização de equipamentos face aos procedimentos técnicos aconselhados.
Tipo III – Explorar as relações entre teoria e experimentação que estão na base do desenvolvimento tecnológico, considerando um caso concreto (por exemplo, aparelhagem electrónica).
Ciência
Tipo I – Identificar a teoria, a experiência e a modelação matemática como componentes do processo científico (por exemplo, a queda de corpos de diferentes massas mas com volumes e áreas semelhantes é simultânea).
Tipo II – Compreender o papel da experiência na motivação dos princípios teóricos bem como na sua verificação ou infirmação (por exemplo: experiência que verificou a produção de ondas electromagnéticas) e o papel dos modelos matemáticos na antecipação de novos factos.
Tipo III – Explorar a utilização da teoria e da experiência como competências de base no trabalho científico adequando-as permanentemente a novas situações, sendo capaz de modificar modelos de modo a acomodar novos dados experimentais.

Domínio de Referência: Saberes, Poderes e Instituições na Sociedade,
Tecnologia e Ciência (3)
Tema: Ciência e Controvérsias Públicas (CCP)
Co-inceneração

Sociedade
Tipo I – Identificar a diversidade de actores e valores presentes na controvérsia pública em torno da co-inceneração.
Tipo II – Reconhecer a presença crescente da ciência e dos cientistas nessa controvérsias, bem como o uso recursivo do conhecimento científico por outros actores envolvidos.
Tipo III – Explorar relações diferenciadas com a ciência de actores e instituições várias de acordo com as suas posições ideológicas e tradições culturais.
Tecnologia
Tipo I – Identificar os processos tecnológicos associados à eliminação de resíduos tóxicos (por exemplo, exportação, co-inceneração, etc.).
Tipo II – Compreender os prós e os contras das diferentes tecnologias num debate público.
Tipo III – Explorar as limitações tecnológicas e os possíveis desenvolvimentos na implementação de soluções mais convenientes.
Ciência
Tipo I – Identificar argumentos de índole científica que estão na base de diferentes pontos de vista sobre a co-inceneração.
Tipo II – Compreender que a argumentação científica utilizada não é suficiente para justificar os pontos de vista em jogo.
Tipo III – Explorar a utilização da ciência pelos poderes em geral, como argumento de validação dos diferentes pontos de vista.

Domínio de Referência: Estabilidade e Mudança: da Sociedade ao Universo
(4)
Tema: Leis e Modelos Científicos (LMC)
Universo: Constituição e Interacção

Sociedade
Tipo I – Identificar diferentes modelos de sociedade e suas principais características.
Tipo II – Relacionar as transições dos modelos de sociedade com processos tecnológicos, económicos, culturais e políticos.
Tipo III – Analisar a sociedade como uma rede de agentes, grupos e instituições em permanente interacção.
Tecnologia
Tipo I – Identificar diferentes estádios de evolução tecnológica na nossa capacidade de entender o Universo.
Tipo II – Compreender a relação entre evolução tecnológica na capacidade humana de entender o Universo e a evolução social (por exemplo, o papel da máquina a vapor na revolução industrial, a água potável e a saúde).
Tipo III – Discutir os possíveis caminhos de desenvolvimento tecnológico e possíveis consequências no desenvolvimento social.
Ciência
Tipo I – Reconhecer que o Universo não é estático e está em evolução, mas que só a invariância de certos padrões físico-matemáticos torna o universo compreensível.
Tipo II – Compreender as condições que permitiram a existência de vida na Terra e a sucessão das estações do ano tendo em conta a dinâmica do planeta na sua orbita.
Tipo III – Discutir, no quadro da evolução e a partir do facto de existir vida na Terra, a possibilidade de existirem outros mundos habitados e a invariância das leis matemáticas nesses mesmos mundos.