EST-Equipamentos e Sistemas Técnicos

Núcleo Gerador: Equipamentos e Sistemas Técnicos (EST)
Domínio de Referência: Sociedade, Tecnologia e Ciência no contexto privado (1)
Tema: Equipamentos Domésticos (ED)
Sociedade
Tipo I – Identificar utilizações diferenciadas de electrodomésticos por mulheres e homens no contexto doméstico.
Tipo II – Aplicar a operadores de manutenção de equipamentos técnicos (como por exemplo, oficinas de reparação de electrodomésticos) relações de diferenciação sexual por género.
Tipo III – Explorar novos modos de utilização dos electrodomésticos no contexto doméstico
(por exemplo, mais igualitários entre mulheres e homens).
Tecnologia
Tipo I – Identificar a funcionalidade e o modo de operação de vários electrodomésticos.
Tipo II – Compreender a linguagem técnica utilizada em catálogos ou manuais de instruções.
Identificar os parâmetros a valorizar na compilação de informação técnica comparativa entre vários modelos e marcas de um determinado electrodoméstico.
Tipo III – Reconhecer as limitações tecnológicas e a sua importância para a escolha de um equipamento e balanço custo/benefício. Explorar a existência de nichos de mercado e utilização associadas a tecnologias particulares (por exemplo, aquecedore(s) a óleo vs bomba(s) de calor vs acumulador de calor com tarifa bi-horária).
Ciência
Tipo I – Identificar com precisão manifestações de existência de corrente eléctrica no funcionamento da generalidade dos electrodomésticos.
Tipo II – Aplicar a relação da resistência eléctrica com a corrente eléctrica e a diferença de potencial aplicada.
Tipo III – Explorar a relação entre a resistência e a corrente eléctrica na compreensão do princípio de funcionamento de uma lâmpada incandescente.


Ficha-Exemplo 2: Os motores
Núcleo Gerador: Equipamentos e Sistemas Técnicos (EST)
Domínio de Referência: Sociedade, Tecnologia e Ciência no contexto profissional (2)
Tema: Equipamentos Profissionais (EP)
Sociedade
Tipo I – Identificar a exigência de qualificações diferenciadas para manusear motores com
graus de complexidade diferentes.
Tipo II – Relacionar as qualificações escolares com as categorias técnicas que os operadores que lidam com motores ocupam nas organizações.
Tipo III – Explorar modos de melhoria das posições hierárquicas ocupadas pelos trabalhadores nas organizações, em função da aquisição de novas competências e qualificações profissionais adequabilidade oferta e procura).
Tecnologia
Tipo I – Identificar com precisão diferentes tipos de motores: térmicos, eléctricos, hidráulicos
e turbinas a gás e características associadas (110/220 V, mono ou tri-fásicos, a dois ou quatro tempos, etc.).
Tipo II – Reconhecer as principais partes de um motor e o seu papel no modo de funcionamento (por exemplo, as escovas para o contacto eléctrico num motor eléctrico).
Tipo III – Relacionar os avanços tecnológicos com alterações de concepção e design de novos motores, equacionando o custo/benefício dessas transformações no impacto das soluções adoptadas.
Ciência
Tipo I – Identificar qualitativamente as relações entre a pressão, o volume e a temperatura de um gás e relações de proporcionalidade (directa e inversa) que existam entre os parâmetros que descrevem o funcionamento de um motor.
Tipo II – Compreender o funcionamento de um motor térmico ideal como um ciclo de um gás a diferentes pressões, temperaturas e volumes e, inversamente, reconhecer que no ciclo frigorifico o estado de um gás (P, V e T) é alterado por acção de um compressor eléctrico para refrigerar um compartimento e ser capaz de analisar os efeitos da variação de parâmetros nos modelos de proporcionalidade que descrevam as equações do rendimento de um motor.
Tipo III – Relacionar as trocas de trabalho e calor de um ciclo termodinâmico com o rendimento ou a eficiência de uma máquina e recorrendo à calculadora, ser capaz de decidir, perante modelos matemáticos, os que melhor descrevem aspectos do funcionamento de um motor estando perante dados experimentais.

Ficha-Exemplo 3:
A assistência técnica
Núcleo Gerador: Equipamentos e Sistemas Técnicos (EST)
Domínio de Referência: Saberes, Poderes e Instituições na Sociedade, Tecnologia e Ciência (3)
Tema: Utilizadores, Consumidores e Reclamações (UCR)
Sociedade
Tipo I – Identificar as diferentes competências e as relações de poder entre a assistência técnica proporcionada por uma marca, por um concessionário da marca e por um serviço independente.
Tipo II – Desenvolver formas de prospecção e negociação com as várias entidades envolvidas, como modo de obter um bom serviço em termos de custo x qualidade.
Tipo III – Relacionar a forma como o mercado e o conhecimento se interligam em contextos de interacção social, como fenómeno específico da modernidade reflexiva e capitalista.
Tecnologia
Tipo I – Identificar as garantias dadas pelos fabricantes.
Tipo II – Relacionar os momentos programados para as revisões em função do tipo de trabalho executado, dos tipos de equipamento e das exigências de segurança (automóvel, tractor, avião, etc.).
Tipo III – Argumentar recorrendo a linguagem técnica adequada, as condições de garantia, reparação e assistência de equipamentos.
Ciência
Tipo I – Identificar grandezas físicas e suas unidades de medição (distinguir volume de caudal, pressão de força e potência de energia, por exemplo), tendo em conta que umas são lineares e outras podem envolver as noções de superfície e volume.
Tipo II – Aplicar técnicas de medição específicas para a determinação de grandezas fundamentais convertendo-as entre vários sistemas de unidades, podendo ter em conta o cálculo de perímetros, áreas e volumes em modelos geométricos.
Tipo III – Optimizar as relações custo/beneficio a partir das grandezas fundamentais características do sistema (por exemplo, relacionar o padrão de consumo com custo de água ou gás) e analisar modelos custo/consumo de energia considerando diferentes tarifários de modo a minimizar os custos.

Os transportes
Núcleo Gerador: Equipamentos e Sistemas Técnicos (EST)
Domínio de Referência: Estabilidade e Mudança: da Sociedade ao Universo (4)
Tema: Transformações e Evoluções Técnicas (TET)
Sociedade
Tipo I – Identificar mudanças nos padrões de utilização no transporte público e privado
(por exemplo, o aumento do uso do automóvel privado).
Tipo II – Explorar a evolução dos meios de transportes com novas oportunidades e novos problemas das sociedades contemporâneas (por exemplo a utilização do metropolitano nos contextos urbanos).
Tipo III – Compreender consequências sociais da evolução dos transportes, em particular, na mutação das relações entre os espaços (por exemplo, os processos de apropriação local de fenómenos globais: glocalização).
Tecnologia
Tipo I – Identificar diferentes meios de propulsão utilizados ao longo dos tempos em transportes públicos ou privados na terra, na água e no ar.
Tipo II – Compreender os avanços tecnológicos associados ao aparecimento e ao desenvolvimento dos diferentes meios de propulsão, explicitando o princípio básico de funcionamento de cada um deles (por exemplo, bicicleta e moto, barco a motor e à vela, foguetão e avião, etc.).
Tipo III – Relacionar a evolução presente e futura dos sistemas de propulsão com a necessidade de obter melhores desempenhos, menores níveis de poluição ambiental, etc.
Ciência
Tipo I – Identificar com precisão as características dos movimentos: rectilíneos uniformes, acelerados e circulares (por exemplo, automóvel a velocidade constante, automóvel a travar e automóvel a dar uma curva), assim como a noção de taxa de variação média e instantânea.
Tipo II – Aplicar as definições de posição, velocidade, aceleração, força, força centrifuga
e força de atrito à descrição dos movimentos relacionando-as através da noção de derivada.
Tipo III – Reconhecer o papel das várias grandezas físicas na descrição dos movimentos reais (por exemplo, explicitando a necessidade de existir atrito para o movimento e travagem de um automóvel ou relevé nas curvas da estrada que contraria a força centrífuga) e ser capaz de, perante diferentes taxas de variação média, decidir quais os movimentos mais acelerados e mais retardados.