UM- Urbanismo e Mobilidade

Domínio de Referência: Sociedade, Tecnologia e Ciência no contexto privado (1)
Tema: Construção e Arquitectura (CA)
As obras

Sociedade
Tipo I – Identificar diferentes espaços funcionais nos alojamentos das famílias portuguesas em função de tradições socioculturais (por exemplo, pátios interiores, alpendres, cozinhas, zona social e zona privada, etc.).
Tipo II – Compreender apropriações diferenciadas dos espaços de um alojamento familiar e suas necessidades de remodelação consoante o estilo de vida dos diferentes elementos da família (por exemplo, transformar varandas em marquises para escritórios, espaços multifuncionais, etc.).
Tipo III – Explorar modos de integração de famílias deslocadas de determinado tipo de alojamento para outros contextos sociais (por exemplo: modos de intervenção social em bairros de construção social alvo de processos de realojamento).
Tecnologia
Tipo I – Identificar diferentes tecnologias utilizadas nos actuais materiais de construção (por exemplo, tintas anti-fungos, isolamento por wallmate e roofmate, paredes e tectos falsos, estruturas de vigas de aço, canalização de PEX ou de aço inoxidável, etc.).
Tipo II – Compreender a introdução de novos materiais como meio para melhorar as condições de habitabilidade e durabilidade das construções e de diminuição de custos (por exemplo, a introdução do wallmate no isolamento das paredes permite menores amplitudes térmicas da habitação e maior poupança nos custos de aquecimento e consequentemente ambientais, etc.).
Tipo III – Explorar o desenvolvimento de novos materiais como resposta a recuperações inovadoras de edifícios antigos ou a construções de novos edifícios de arquitectura inovadora, com respeito pelos crescentes critérios de segurança sísmica, de isolamento térmico e acústico, ou de inclusão de serviços (climatização central, aspiração central, cablagem estruturada, etc.).
Ciência
Tipo I – Identificar o papel da estática, soma de forças e de momentos de forças no projecto de estruturas de uma habitação e a noção de vector como conceito fundamental.
Tipo II – Compreender o modo de determinar as condições de equilíbrio estático em situações simples (por exemplo, de uma escada de comprimento, altura e inclinação conhecidas), associando essas condições de equilíbrio à álgebra de vectores.
Tipo III – Relacionar as propriedades do betão (compressão) e do ferro (extensão) com a sua utilização na fabricação dos elementos estruturais das construções de betão armado, com ênfase no seu papel às cargas e às vibrações. Estimar quantidades de material a usar, em função das áreas e volumes envolvidos, bem como o tipo de material adequado a certas especificidades, como a resistência ao esforço, por exemplo.


Domínio de Referência: Sociedade, Tecnologia e Ciência no contexto profissional (2)
Tema: Ruralidade e Urbanidade (RU)
A agricultura

Sociedade
Tipo I – Identificar profissões ou ocupações profissionais relacionadas com a produção agrícola.
Tipo II – Compreender a evolução recente das actividades económicas e produtivas em Portugal e relacioná-las com a alteração de inserções profissionais e modos de vida das populações de certas regiões (por exemplo: o Alentejo ou a Região Oeste).
Tipo III – Explorar novos modos de evolução das actividades agrícolas como factor de desenvolvimento regional (por exemplo: a agricultura biológica ou culturas de produtos tradicionais que entram nas quotas da Política Agrícola Comum da União Europeia).
Tecnologia
Tipo I – Identificar produtos químicos adequados a diversas intervenções (fertilizantes, herbicidas, fungicidas), equipamentos agrícolas e respectivas aplicações.
Tipo II – Compreender a adopção de diferentes técnicas agrícolas em função de diferentes culturas e ambientes, relacionando algumas práticas agrícolas com mecanismos de prevenção e redução de danos por contaminação química ou biológica (por exemplo, rotação de culturas e cultivos mistos, análise de solos, utilização correcta dos prazos de tratamento relativamente a colheitas, distância segura em culturas transgénicas em relação a outras culturas, etc.).
Tipo III – Explorar a produção de novas agriculturas, tais como agricultura biológica, produtos transgénicos e/ou geneticamente modificados, tendo em conta vantagens e inconvenientes.

Ciência
Tipo I – Identificar etapas do ciclo do azoto (fixação de azoto pelas leguminosas, incorporação pelas plantas, transferência para os animais, etc.).
Tipo II – Compreender a acção das bactérias das raízes das leguminosas e dos solos nas reacções de transformação dos compostos azotados.
Tipo III – Explorar os mecanismos biológicos de transformação de compostos azotados relacionando-os com a utilização de estrumes orgânicos e de fertilizantes inorgânicos (por exemplo, degradação da ureia nas pastagens ou nos estrumes e formação de nitritos por acção das bactérias dos solos, etc.).

Domínio de Referência: Saberes, Poderes e Instituições na Sociedade,
Tecnologia e Ciência (3)
Tema: Administração, segurança e território (AST)
O sistema rodoviário

Sociedade
Tipo I – Identificar diferentes instituições que regulam a rede rodoviária nacional (por exemplo, Direcção-Geral de Viação, Instituto das Estradas de Portugal, Brigada de Trânsito, concessionários de exploração das auto-estradas, etc.).
Tipo II – Compreender como as diferentes instituições têm poderes, campos de actuação e modos de regulação distintos (por exemplo, prevenção rodoviária, construção e sinalização de estradas, formulação do código de estrada, medidas de coação, etc.).
Tipo III – Explorar a relação entre o desenvolvimento da rede rodoviária e a transformação da densidade e aglomeração populacional dos territórios.
Tecnologia
Tipo I – Identificar várias técnicas de vigilância, sinalização e segurança rodoviárias de base tecnológica.
Tipo II – Compreender o princípio de funcionamento de equipamento de apoio ao sistema rodoviário (por exemplo, descrevendo o princípio de efeito Doppler utilizado nos radares da polícia, a detecção de um automóvel por um anel indutor no solo, o sistema de detecção de álcool no sangue conhecido vulgarmente como “o balão”, etc.).
Tipo III – Explorar a necessidade das instituições com poderes de coação procederem regularmente à calibração do equipamento de medida com recurso a laboratórios de metrologia creditados.
Ciência
Tipo I – Identificar diferentes soluções rodoviárias para regulação de fluxos de tráfego recorrendo a grafos e a caminhos ao longo de grafos.
Tipo II – Compreender a função de diferentes soluções rodoviárias na gestão de fluxos, modos de condução, segurança, etc. (por exemplo uma rotunda, diminui a velocidade automóvel e regula a distribuição do tráfego de uma forma participada) e compreender que num grafo a escolha de caminhos não é aleatória.
Tipo III – Explorar as alterações rodoviárias com base em teoria de tráfego para a facilitação do fluxo de tráfego em diferentes momentos do dia (por exemplo, a substituição de cruzamentos por rotundas, a gestão dos tempos dos semáforos, etc.). Decidir entre vários modelos de grafos quais os que apresentam fluxos optimais.



Domínio de Referência: Estabilidade e Mudança: da Sociedade ao Universo
(4)
Tema: Mobilidades locais e globais (MLG)
As migrações

Sociedade
Tipo I – Identificar fluxos migratórios importantes (de entrada e saída) verificados em Portugal no século XX.
Tipo II – Relacionar esses fluxos migratórios com estruturas de oportunidades (económicas, políticas e culturais) muito assimétricas entre regiões e países.
Tipo III – Explorar características dos pólos de atracção de população (regiões em expansão) e dos pólos de repulsão (regiões deprimidas).
Tecnologia
Tipo I – Identificar os meios de transporte utilizados nas migrações ao longo dos tempos.
Tipo II – Compreender as alterações dos custos e tempos de transporte na estrutura das migrações (locais de origem, períodos de retorno a casa, etc.).
Tipo III – Explorar a relação entre a evolução dos meios de transporte, as evoluções tecnológicas e as configurações das migrações efectuadas (por exemplo, as alterações nos casos das migrações sazonais entre países).
Ciência
Tipo I – Identificar espécies migratórias no reino animal.
Tipo II – Relacionar essas migrações com dinâmicas do ecossistema (climáticas, recursos alimentares, reprodução, etc.).
Tipo III – Explorar formas de intervenção humana que alterando o equilíbrio do ecossistema interferem nos processos migratórios.